visa-3082813_640

Saiba aproveitar a específica sazonalidade do e-commerce para vender mais!

Conteúdo

Conteúdo

Com o mercado cada vez mais competitivo, entender a sazonalidade das vendas online é fundamental para a sobrevivência de um negócio na Internet. Chamamos de período sazonal a época em que determinados produtos têm mais ou menos chances de serem comprados. Diferente das vendas físicas, no online o período mais aquecido é a popular Black Friday que, em 2019, superou o Natal e se consolidou como a data mais importante do e-commerce. Saber não só quais são estas datas, mas também conhecer os dados de crescimento do mercado conforme o período do ano é fundamental para que a marca se prepare melhor para os períodos que mais se relacionam com seu meio de atuação. É preciso estar atento à criação das estratégias e às personalizações para cada data, usando a criatividade para envolver os consumidores no clima do momento e customizando o site de e-commerce ou marketplace de acordo com a celebração.

Os números são incríveis: o e-commerce brasileiro cresceu 16% % em 2019 em relação a 2018, faturando R$ 75,1 bilhões. O poder aquisitivo do consumidor não variou significativamente no período: o valor médio das compras realizadas foi de R$ 420,40. A alta mais significativa está relacionada, principalmente, ao volume de pedidos realizados: em 2019, foram feitas 178,5 milhões de compras, valor que representa aumento de 22,5% em relação ao ano anterior.

A fixação da Black Friday como maior período de vendas nos marketplaces representa uma mudança para quem quer continuar vendendo pela Internet no futuro. Em 2019, o período de ofertas mais desejado pelos consumidores fez com que o varejo online brasileiro faturasse R$ 3,2 bilhões – o número é 23,6 % maior do que o registrado no mesmo período do evento em 2018, quando as vendas totalizaram R$ 2,6 bilhões. O tíquete médio foi de R$ 602,00. Estes números comprovam que o evento já faz parte do calendário de compras do brasileiro, com crescimento ano a ano.  Para se ter uma ideia, na quinta e sexta-feira (28 e 29 de novembro de 2019) foram registrados 5,33 milhões de pedidos, o que mostra uma expansão de 25% na comparação com o mesmo período do ano anterior (4,27 milhões).

E as vendas durante a Black Friday confirmaram, também, a tendência do consumidor de comprar em marketplaces a partir de dispositivos móveis – nas 48 horas entre a quinta e a sexta-feira de 2019, 55 % dos pedidos foram feitos a partir de telefones celulares, registrando alta de 103 % em relação a 2018. O faturamento via mobile neste ano chegou a R$ 1,7 bilhão, enquanto nos mesmos dias do ano passado foi de R$ 830 milhões (95% a mais). O tíquete médio para a compras pelo celular foi de R$ 574,00 frente aos R$ 552,00 do ano anterior (alta de 4%).

As promoções online da Black Friday 2019 também levaram 418 mil brasileiros a comprar pela primeira vez pela Internet, o que representa um crescimento de 12% em relação a 2018. A base total de compradores online no Brasil foi de 2,85 milhões – expansão de 18,1%.

Acompanhar a sazonalidade do mercado de vendas online e aplicar um trabalho focado em entender o público, conhecendo bem seu comportamento em cada data comemorativa e ter uma base na inteligência de dados para lidar com diversos cenários sem perder o controle pode ser a garantia de bons lucros durante o ano todo!

Tem dificuldade para fazer a gestão do seu e-commerce e dos marketplaces, entre em contato e fale com um de nossos especialistas!

Rodrigo Garcia
Especialista em Gestão de Marketplace
Petina Soluções em Negócios Digitais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *