fbpx

A INDÚSTRIA 4.0 E AS VENDAS NOS MARKETPLACES

Postado dia
31/05/2020
O termo indústria 4.0 não é mais novidade. Ele traz à nossa cabeça inovação tecnológica – mais que isso, uma revolução que marca a transformação radical da sociedade, impactando o mercado e mudando nossa forma de enxergar o mundo.

O termo indústria 4.0 não é mais novidade. Ele traz à nossa cabeça inovação tecnológica – mais que isso, uma revolução que marca a transformação radical da sociedade, impactando o mercado e mudando nossa forma de enxergar o mundo.  

Parece exagero, mas não é! Estamos falando sobre tendências tecnológicas que envolvem e causam impacto na produção do mercado de forma global e agora, na forma de consumir também!

O conceito que já envolvia automação e tecnologia da informação além de fatores como inovação tecnológica desde o processo de manufatura, conectando máquinas, sistemas e ativos e possibilitando controle dos módulos de produção de forma autônoma, agora envolve a mudança da forma de consumo para quem está na ponta, ou seja, nós, consumidores.

Apesar de estar em crescimento, a aderência do marketplace por parte das indústrias ainda gera muitas dúvidas, principalmente por parte dos fabricantes, e foi justamente pensando em mostrar que esta possibilidade não é nenhum bicho de sete cabeças que resolvemos mostrar os cinco principais mitos dessa transição:

MITO 1

O consumidor não busca ainda comprar diretamente do fabricante.

Chamados de “fabricante.com” dentro do universo de e-commerce, as indústrias que vendem online diretamente ao consumidor atestam crescimento neste tipo de venda nos últimos anos. Um estudo da Nielsen de 2018 mostra um aumento de 43% nos pedidos feitos diretamente pelos sites dos fabricantes, puxando o crescimento do e-commerce – vale ressaltar um aumento ainda maior nas regiões Nordeste e Sul do Brasil. Hoje, quem mais vendem online diretamente ao consumidor são os setores de eletrônicos e eletrodomésticos, seguidos por perfumaria e cosméticos e os que mais estão investindo nisso são telefonia e alimentos e bebidas.

MITO 2

Vender pela Internet diretamente ao consumidor diminui o lucro, uma vez que este tipo de consumidor só procura preço.

A lucratividade é maior, pois a indústria ganha a margem da venda, tendo uma relação de consumo mais sustentável. E em relação aos preços, tem que ter competividade, uma vez o preço é extremamente sensível para conseguir buscar performance em vendas.

MITO 3

Vender em um marketplace vai causar problema com minha rede de distribuição e meus revendedores.

O marketplace permite fazer a venda ao consumidor final sem quebrar a rede de distribuição, mas sim fortalecendo esta parceria, já que neste modelo de negócio é a marca quem promove as vendas. A venda é feita por meio de um lojista ou revendedor que exporta os produtos dentro do site da indústria ou marca que ele representa.

MITO 4

O processo de marketplace envolve uma logística fracionada que é um problema para uma indústria de grande porte.

A logística é, sim, um desafio para a indústria na hora de despachar pedidos uma a um para o consumidor final, mas aqui se pode contar com muitas empresas com solução de fulfillment para solucionar o problema.

MITO 5

Esta forma de venda gera concorrência entre revendedores.

Dentro do marketplace, a marca é quem define os parâmetros desta “competição”, como melhor preço ou limite da distância do consumidor, gerando mais conveniência.

Hoje, o e-commerce é mais do que vender um produto – é oferecer ao consumidor uma experiência mista de produto, conteúdo e serviço!

Ainda não se convenceu?

Além do potencial de gerar mais receita, vender no marketplace é estratégico para se posicionar melhor no mercado, acompanhando os concorrentes e conhecendo o cliente final.

Além disso, o marketplace:

  • ✓ torna a marca mais sólida
  • ✓ já é usado pelos principais concorrentes
  • ✓ possibilita total controle da gestão do negócio
  • ✓ torna a indústria praticamente “imbatível” por preço
  • ✓ diversifica os canais de venda e as estratégias
  • ✓ expõe o portfólio da marca, gerando possibilidade de queima de estoque

Esta é a melhor forma de se posicionar melhor mercadologicamente, estreitar a relação com o consumidor, ter melhor percepção dos concorrentes e ampliar receita com vendas diretas.

Uma boa referencia, são as lojas oficiais do Mercado Livre, confira.

Conte conosco para preparar a indústria par vender nos marketplaces e cuidar de toda a gestão das vendas online. Entre em contato agora!

Rodrigo Garcia
Especialista em Gestão de Marketplace