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Integração é a palavra de ordem para as vendas online!

Postado dia
18/07/2020
Intergração com marketplace

O que é uma ERP?

O ERP vem da sigla de Enterprise Resource Planning, a tradução para o português ficaria algo como Planejamento dos Recursos Empresariais. Podemos chamar de Sistema de Gestão para Empresas

Qual a vantagem de ter um ERP integrado na operação de marketplace?

  • São inúmeras vantagens, entre elas:

               – Recebimento do pedido direto, sem ter retrabalho de digitação

               – Gestão do estoque em um único lugar

               – Centralização dos cadastros dos produtos

               – Automatização dos pedidos de compra

               – Emissão de Nota Fiscal

               – Gerenciamento das contas a pagar e a receber.

               – Conciliação dos pagamentos das vendas dos marketplaces

               – Informações unificadas

               E ainda… o e-commerce, o ERP  traz diversas vantagens, como a otimização dos diagnósticos de erros e falhas, maior assertividade no controle do estoque, suporte na emissão de notas fiscais, melhoria nos relacionamentos com os clientes, possibilidade de monitoramento e análise dos KPIs (Key Performance Indicators), cadastro otimizado de produtos e gerenciamento a distância. Além disso, vale lembrar que o software de gestão pode ser um de mercado ou um personalizável, o que significa que a integração na plataforma de e-commerce pode ser projetada para atender particularidades e necessidades de cada empreendimento, levando em conta fatores como core business, produtos, perfil de clientes e diversas outras características.

Outros canais digitais de vendas, como os marketplaces, têm ganhado espaço na estratégia de crescimento de diversos negócios dos mais variados segmentos. Com custos menores que outras soluções online, este modelo de loja e de vendas tem chamado a atenção dos gestores pela grande visibilidade que alcança. Pensando em exemplos gigantes como Amazon, Mercado Livre, Netshoes, Magazine Luiza, Americanas entre tantos outros, no marketplace é possível comercializar produtos ou serviços se juntando à plataforma de outra organização e se beneficiando de ainda mais visibilidade para alavancar as vendas. E para gerenciar tudo isso, é fundamental não estar limitado a sistemas ultrapassados que podem colocar os resultados em risco; a integração do marketplace com um sistema de gestão online é ideal para aproveitar o máximo de oportunidades e ser eficiente na Internet.

Como todo negócio, o marketplace envolve diferentes processos como pagamentos, regras de adesão, estoque e logística, entre outros, e é justamente nesta hora que um software de gestão online (ERP na nuvem) entra para fazer a diferença e alavancar de vez as vendas. A integração destas soluções é fundamental não só para que as empresas recebam seus pedidos, mas também para que administrem seu estoque, emitam notas fiscais e automatizem os demais processos de maneira prática e eficaz. O ERP faz a diferença porque centraliza todos os dados e informações, tanto as que constam no sistema da empresa como os pedidos recebidos por qualquer canal de venda. Como o sistema é armazenado em nuvem, o processo ocorre de maneira prática e flexível, dando ao gestor mais tempo para apostar em outras estratégias relevantes para seu negócio.

E que tal expor a marca em diversos marketplaces?

Para isso existe o hub ou integrador que, diferente do ERP, está centrado nos marketplaces e possibilita atividades como cadastramento de produtos, controle de estoque e gestão de pedidos. A partir de uma plataforma de e-commerce ou de um ERP, o hub permite a integração com um ou vários marketplaces, unindo canais de venda e sistemas de gestão. Elecapta, a partir da loja virtual, todo o catálogo de produtos e as informações relacionadas, como preço e estoque e, como cada marketplace tem seus pré-requisitos para adesão e padrões que devem ser seguidos, a integração se torna essencial para se manter ativo na plataforma. A parceria com múltiplos marketplaces, ao mesmo tempo em que pode resultar em mais vendas, significa mais estoque e controle sobre o que acontece na loja – um cenário ruim pode levar a erros na gestão, sobretudo no caso de equipes pequenas. 

Integrar todo o seu sistema de vendas físico com o online é o segredo do sucesso do seu negócio. Ter rotinas mais automatizadas gera economia de tempo e esforço nos trabalhos operacionais, abrindo mais espaço para criação de estratégias de crescimento e melhorando o relacionamento com os clientes.

Pense nisso e boas vendas!

Tem dificuldade para fazer a gestão do seu e-commerce e dos marketplaces, entre em contato e fale com um de nossos especialistas!

Rodrigo Garcia
Especialista em Gestão de Marketplace
Petina Soluções em Negócios Digitais