Início / MARKETPLACE: TENHA UMA BOA GESTÃO PARA TER BONS RESULTADOS
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A palavra do momento, o marketplace é a maneira mais atrativa e simples de estar nas principais plataformas de vendas sem muito investimento. A ferramenta tem o objetivo de otimizar o comércio eletrônico, que deixou de ser tendência e virou realidade em todo o mundo.
O marketplace é um local onde vendedores se concentram para disponibilizar produtos e serviços em ambiente virtual e estabelecimentos reais. Junção das palavras em Inglês market(mercado) e place (lugar) ele é, basicamente, um lugar onde se faz comércio.
Existem duas formas da sua marca começar a vender pela Internet hoje mesmo – uma é ter seu próprio marketplace e outra é vender nos marketplace, uma espécie de shopping com um conglomerado de marcas. Seja de uma maneira ou de outra, hoje dificilmente encontramos uma empresa que não esteja na Internet seja por meio de seu site ou até mesmo de suas redes sociais, vender pela rede é cada vez mais fundamental uma vez que o mercado sinaliza mudanças de comportamento dos consumidores, que cada vez mais preferem comprar online do que ir pessoalmente às lojas, principalmente na fase de pós pandemia que vamos passar
Inserir a marcaem um marketplace aumenta as vendas e proporciona aumento de visibilidade e credibilidade da marca. Outro ponto extremamente positivo desta modalidade é a escalabilidade, já que é possível aumentar o portfólio e sempre mostrar novos produtos. Outro benefício é fornecer uma boa experiência de compra, o que faz com que o cliente pense na marca com mais atenção na próxima compra, aumento a chance de fidelização.
Como os brasileiros ainda são um pouco reticentes em relação às compras online, fique atento a alguns cuidados importantes na hora de começar a vender pela Internet:
- procure passar ao cliente o máximo de profissionalismo possível, desde a imagem e a descrição até a embalagem e o envio do produto
- não deixe de responder as dúvidas dos clientes e faça isso sempre o mais rapidamente possível
- controle seu estoque para garantir a entrega do que for comprado
- preste atenção aos seus sistemas de entrega e não atrase (vale fazer contrato com os Correios e boas transportadoras, além de ficar de olho em possíveis greves)
- saiba lidar com reclamações, resolvendo-as rapidamente e de forma tranquila
- administre seu fluxo de caixa e verifique se você não está gastando mais que ganhando
- é fundamental que o processo seja automatizado, com estoque integrado com todos os canais, emissão rápida de notas fiscais, atualização dos status dos pedidos, tudo para ter uma gestão mais simples que comporte um crescimento. Tenha um bom ERP e um bom integrador
Por fim, não cometa o erro de achar o marketplace deve ser gerido com menos pulso que um negócio físico – ele demanda capacidade de controle e planejamento intenso com estoque, prazos, qualidade e atenção com o cliente.
Quando falamos de markeplace, estamos falando dos melhores canais para se vender na internet, como no Merceado Livre. Grupo B2W que tem as bandeiras Americanas, ShopTime e Submarino. Via Varejos com o Extra.com, Casas Bahias e Ponto frio. Magazine Luiza, Carrefour, Amazon, NetShoes, Dafiti… entre outros.
Lembre-se: a Internet dá voz para todos e esta voz tem o poder de se alastrar com facilidade – qualquer deslize durante a venda pode não só render um cliente frustrado como também uma queda nas notas de avaliações, fazendo com que possíveis consumidores não queiram correr o risco de comprar determinada marca.
Tem dificuldade para fazer a gestão do seu e-commerce e dos marketplaces, entre em contato e fale com um de nossos especialistas!
Rodrigo Garcia
Especialista em Gestão de Marketplace
Petina Soluções em Negócios Digitais