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COMO CRESCER NO MERCADO LIVRE E LUCRAR COM VENDAS PELA INTERNET!

Postado dia
01/11/2022

O Mercado Livre, referência no Setor de Marketplace, fornece um ecossistema completo para vendas online. A empresa, fundada em 1999, na Argentina, é considerada a mais valiosa de toda a América Latina.

Entre diversas outras vantagens, a plataforma oferece frete grátis para compras acima de R$ 79,90 e preço mínimo de R$ 7,00 para anunciar. As tarifas de vendas variam de acordo com a categoria do produto vendido nos pacotes Grátis, Clássico e Premium, confira os custos clicando aqui.

 As formas de envio também podem variar de acordo com o produto e a necessidade da empresa. A “Mercado Envios Agência Própria” é uma solução para quem quer enviar mais rapidamente para que a compra chegue o quanto antes ao consumidor. As Agências Mercado Livre são locais onde podem ser feitos os envios dos pacotes em horários estendidos – são mais de 2 mil pontos distribuídos por todo o país. Outra forma de envio é o Mercado Full, que os pedidos são entregues em até 24h em mais de 2.500 cidades. Já o Mercado Flex, é possível oferecer entregas rápidas inclusive aos sábados e domingos! Os clientes escolhem se vão receber o produto durante o fim de semana ou no próximo dia útil, e para envios no mesmo dia, é necessário configurar um horário limite, que pode ser alterado a qualquer momento, porém, esse serviço está disponível para algumas capitais como Rio de Janeiro e São Paulo.

Para usar estas e todas as outras vantagens do Mercado Livre, é possível ter uma loja virtual própria dentro da plataforma de forma simples e rápida. Com o Mercado Shops, em apenas um clique a loja virtual está pronta para vender com todas as soluções e benefícios do Mercado Livre. A loja usa todos os anúncios que já estão no Mercado Livre e a empresa vai melhorando sua reputação e seu posicionamento conforme suas vendas. Os espaços podem ser personalizados com fotos, logotipos e cores e a cada compra o cliente soma pontos para ter acesso a diversos benefícios exclusivos. Todas as vendas são protegidas em caso de imprevistos e não há custo fixo para criar e manter o espaço – o lojista só paga tarifa em cima do produto que vender.

Usando nossa expertise da Petina Soluções, traçamos abaixo um os pontos principais para quem quer expor seus produtos no Mercado Livre e crescer na plataforma:

SISTEMA GERENCIAL ERP

O sistema ERP tem a proposta de centralizar as atividades de uma organização, que precisa proporcionar amplitude dos negócios. É de extrema importância que toda atuação possa ser controlada através do sistema para otimização de diversos processos, tais como: financeiro, logístico, CRM, estoque e tudo o que for necessário.

Para a escalabilidade do seu negócio, o sistema precisa ter essa capacidade de se adaptar, ter maior controle e segurança nos dados.

INTEGRAÇÃO

Para uma atuação mais ampla, mais pessoas farão uso do ERP e precisarão trocar e consultar informações e a única maneira de otimizar essa comunicação é através de um sistema totalmente integrado. Assim evitando que barreiras se formem e atrapalhem o fluxo de processos da empresa.

Quando um sistema tem todas as informações de forma integrada, coloca todos os colaboradores no mesmo ambiente, não importa onde estejam, todos têm acesso às mesmas informações.

A integração nos ajuda a otimizar os processos proporcionando mais agilidade no dia a dia e aumentando a produtividade do seu negócio.

BOAS PRÁTICAS DE CADASTRO:

Para que um anúncio tenha relevância na plataforma é fundamental que siga algumas regras de boas práticas de cadastro dentro do Mercado Livre. Para falar melhor de cadastros de produtos em Marketplace, vamos pontuar alguns temas importantes:

Título: O título do produto é fundamental para a relevância orgânica dos anúncios. Então é preciso pensar e estudar os termos mais buscados dentro do Mercado Livre, podemos fazer esse estuado dentro das tendencias no Mercado Livre (colocar link das tendencias https://tendencias.mercadolivre.com.br/). A pesquisas dentro dos Marletplaces, 83% são de pesquisas genéticas, como: Camiseta Feminina, short masculino para ginasticas. Entende como o consumidor pesquisa por seu produto

Fotos: A primeira foto tem que ser a mais atraente, pois é essa imagem que vai determinar o interesse em clicar ou não no anúncio.

Para todas as categorias do Mercado Livre, com exceção a moda, a primeira imagem tem que ter o fundo branco, estar bem iluminada, com pelo menos 1000×1000, centralizada e com uma proporção de pelo menos 80%.

Para moda, o fundo pode ser branco, bege ou cinza.

Ficha técnica: A ficha técnica tem que estar 100% preenchida, com todas as informações objetivas e claras. Caso tenha disponibilidade de tabela de medida, é fundamental que esteja configurada também.

Variação: Produtos que tem cores diferente, voltagem, tamanho ou algo do gênero, é fundamental que esteja dentro do mesmo anúncio. Vamos imaginar que o cliente está procurando por uma furadeira 110V e chegou no seu anúncio que só tem 220V, ao pesquisar novamente, perdeu a venda que poderia estar fechada.

Descrição: Aqui é o lugar pra não deixar nenhuma dúvida, descreva o produto da melhor forma possível, coloque todas as informações do produto. Coloque no final quem é a empresa e uma FAQ. Importante que as perguntas constantes, sejam utilizadas para melhoria da descrição.

BOM ATENDIMENTO:

Para fazer um bom atendimento no Marketplace é necessário ter atenção nas dúvidas e reclamações dos clientes, ter agilidade nas respostas e conhecer os produtos que você vende.

No atendimento pré-venda
 – É muito importante responder o cliente com agilidade, pois quanto mais rápido for a resposta, logo despertará mais interesse no cliente e saíra mais vendas.

No atendimento pós-venda
– É necessário ter mais atenção, pois precisamos cumprir os SLAs das plataformas e solucionarmos os problemas dos clientes com eficiência.

Para termos soluções ágeis no atendimento é necessário ter adaptabilidade, responsabilidade, autogestão, capacitação e uma rotina de atendimento estabelecida. 

CAMPANHAS E PROMOÇÕES

Orgânicas, automáticas, próprias e subsidiadas.

Orgânicas: São as promoções oferecidas pelos Marketplaces onde Sku, preço e período são pré-definidos, o critério de participar ou não é de decisão do seller.

Automáticas: Promoções oferecidas pelos MKS, onde de forma obrigatória o seller participa, o desconto oferecido é custeado integralmente pela plataforma.

Próprias: O seller tem total autonomia de criar promoções, elencando sku, preço e período à revelia.

Subsidiadas: São oferecidas na central de promoções orgânicas e são coparticipativas, uma parte do desconto oferecido é por conta do seller, outra parte subsídiada pelo marketplace.

Campanhas sazonais: Dia do Consumidor, Dia das Mães, Dia do Orgulho Nerd, Dia dos Namorados, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Black Friday, Cyber Monday, Copa do Mundo e Natal.

PUBLICIDADE ADS:

Advertising, ou ADS, como é conhecido.

Campanhas de ADS, podem ter 3 objetivos diferentes, Rentabilidade; Crescimento e Visibilidade, todos balizados pelo estudo de curva de vendas.

Rentabilidade: Direcionado a anúncios com alta performance em vendas Curva (A). com Acos máximo de 10%.

Crescimento: Anúncios que já performam, porém podem crescer em número de vendas, curva (B) com Acos em torno de 20%..

Visibilidade: O foco, são anúncios que não performam, e também é indicada para produtos novos. o Acos, para esse objetivo de campanha deve ser agressivo, na casa dos 30%.

MODAIS LOGISTICOS: Seus anúncios terão uma maior relevância na exposição

O acompanhamento e automação de status é feita 100% pelo mercado livre. Caso haja extravio ou avaria durante o transporte o mercado livre fará 100% do reembolso ao cliente, e fará o repasse ao vendedor como se a venda tivesse sido concluída.

Correios: Esse formato é para o vendedor que está iniciando a operação, ele deve sempre imprimir a etiqueta fornecida pelo mercado livre dentro do painel.

E se atentar ao prazo dentro do painel para não ser punido por atraso. (esse prazo pode ser o próximo dia útil ou um horário especificado no mesmo dia em que o pedido é aprovado pode ser visto dentro da conta em preferencias de venda).

Agências: Uma vez que o vendedor está ganhando relevância, ele terá a forma de envio migrada para agencias do mercado livre.

Nesse formato seus anúncios terão uma melhor exposição, pois o sistema terá uma maior eficiência em saber de onde o produto está saindo e quando pode chegar ao cliente.

O layout da etiqueta muda.

E seus pedidos devem ser entregue até o horário de corte a uma agência credenciada pelo mercado livre. (Você pode identificar a agência mais próxima em vendas – ver mapa de agências do mercado livre).

Coletas: Nesse formato a etiqueta é idêntica a de agências, mas você já tem volume suficiente para que o mercado livre disponha de um carro para fazer uma coleta dedicada a você. (Essa migração é feita de forma automática pelo próprio sistema do mercado livre).

Full: Nesse formato você coloca seus principais produtos a disposição do mercado livre. Entregando ou solicitando a retirada (dependendo de onde estiver) para que o mercado livre tenha domínio de 100% da operação.

Uma vez que a venda ocorre, você não precisará fazer nada, todo tramite, de emissão da nota, embalagem, despacho, acompanhamento do pedido, e até mesmo questionamento do cliente será feito pelo mercado livre.

O vendedor apenas deve se atentar para fazer a reposição de forma adequada, e não deixar os produtos parado no CD do mercado livre por mais de 60 dias.

Flex: Esse formato está disponível apenas em algumas capitais (São Pulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Belo Horizonte), por enquanto.

Aqui você contrata uma transportadora credenciada pelo mercado livre.

Você estipula o horário de corte para que o cliente possa receber o produto no mesmo dia.

Uma vez que o cliente estiver efetuando uma busca dentro do portal, e estiver dentro do raio determinado pelo próprio mercado livre. ele tem a informação de que comprando até um certo horário ele vai receber o pedido no mesmo dia.

Esse artigo teve a colaboração do nosso time de especialistas:

Luane Rocha
Gerente Operacional

Bruno Chagas
Performance

Luan Silva
Sac

Daniel Ziccardi
Consultor de Marketplace

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Whatsapp: (55) 1142-807669

E-mail: vendacom@petina.com.br