Início / Boas práticas para a indústria vender nos markeplaces!
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Com o crescimento das vendas pela Internet, o mercado apresenta um movimento de diversas indústrias começando a vender por meio de marketplaces. Considerando o conceito básico de que o marketplace funciona como uma grande loja virtual onde diferentes lojistas e marcas viram parceiros de vendas, não fica difícil entender o quanto parece promissor o crescimento das vendas online para indústrias dos mais diversos segmentos.
De um lado, marketplaces conceituados como Amazon, Mercado Livre, Magazine Luiza, Americanas.com e muitos outros oferecem a plataforma de vendas pronta e funcional, além de uma marca já consolidada na Internet. De outro, a indústria utiliza esta estrutura pronta de vendas para aproximar ainda mais sua marca e seus produtos de seus consumidores. Trata-se de uma excelente oportunidade de negócio num canal já reconhecido, sem necessidade de investimento em loja virtual própria.
O principal ponto deste casamento é a proximidade. A venda online permite que a marca entenda melhor e mais de perto as necessidades de seus já clientes e de futuros consumidores. Os marketplaces permitem às indústrias experimentarem as vendas no varejo de forma simplificada, além de ser uma excelente maneira de manter o posicionamento do fabricante utilizando a plataforma para aperfeiçoar estratégias comerciais.
Mas como é possível fazer o link entre markeplace e indústria?
Quais são as estratégias necessárias e eficientes para dar este passo?
Separamos duas dicas importantes que podem servir de diferencial estratégico de vendas para as indústrias que estão chegando no mercado online:
Concorrência no valor do frete (ou frete grátis)
Para ter o frete como vantagem competitiva, a conta vai muito além do “quanto mais se vende online, menos frete se cobra”. Além de considerar o peso e a cubagem da carga e a tabela dos Correios e de diversas transportadoras, todo cuidado é pouco para não comprometer a lucratividade da venda e nem tornar a compra pouco atrativa para o consumidor.
Em primeiro lugar, é necessário entender todas as opções que os principais marketplaces oferecem, como entrega expressa ou agendada, por exemplo. Com um mapeamento por produto e por região é possível descobrir onde é possível melhorar o preço de envio. É normal ver muitas lojas virtuais oferecendo a vantagem do frete grátis nas vendas pela Internet, ainda mais agora em tempos de pandemia da Covid-19, quando se registrou um aumento expressivo das vendas online. O valor médio do frete para entregas de e-commerce caiu em abril deste ano comparado ao primeiro trimestre – a média de R$ 82,00 agora chega a R$ 70,63 (menos 13,86%), segundo um levantamento do comparador de fretes Reduza feito para a Revista Exame, que monitorou os valores de entrega de mais de 120.000 buscas no site para mais de 2.400 cidades diferentes em 26 estados além do Distrito Federal.
A pesquisa também aponta que mais lojas estão oferecendo frete grátis – 19,09% dos produtos em janeiro, fevereiro e março traziam opções com frete gratuito, enquanto que em abril este número subiu para 25,06% (a cada 1.000 itens vendidos, 250 possuem a opção de frete grátis).
Explorar ações de preços não explicitas
Outra dica de ouro para as indústrias que estão chegando no mundo dos marketplaces é usar ações de preços chamadas de “não explícitas” com os consumidores, trazendo vantagens não obrigatoriamente relacionadas a preço baixo. Um bom exemplo é o cashback, programa que permite ao cliente receber de volta uma parte do dinheiro gasto em uma compra online.
A estratégia de fidelização em alta no Brasil aparece hoje de duas formas para os consumidores online: ou ele é recompensado com o resgate do valor reembolsado em conta bancária assim que ele atinge um valor mínimo de saldo ou ele acumula o valor para usar em compras futuras na própria loja que oferece a vantagem, gerando conversão de compra recorrente ainda maior que a primeira.
A estratégia de cashback é uma forma de melhorar a satisfação dos clientes e de vender mais – um cliente cadastrado no programa de fidelidade que oferece cashback percebe que quanto mais comprar, mais ganha, gastando ainda mais para receber mais benefícios como recompensa.
Tem dificuldade para fazer a gestão do seu e-commerce e dos marketplaces, entre em contato e fale com um de nossos especialistas!
Rodrigo Garcia
Especialista em Gestão de Marketplace
Petina Soluções em Negócios Digitais