Início / PIX – O nome dado à revolução das transações financeiras no Brasil!
Conteúdo
Conteúdo
O ano de 2020 também entrará para a história graças ao PIX, um novo sistema recentemente anunciado pelo Banco Central para transferências e pagamentos instantâneos no Brasil. A novidade entra em vigor ainda em novembro deste ano e deixa obsoletos nossos conhecidos TED, DOC, boleto e cheque. O sistema de transferências de dinheiro e pagamentos instantâneos permitirá transações 24 horas por dia, inclusive em fins de semana e feriados e promete avanços importantes que mudarão toda a dinâmica do mercado financeiro no Brasil. Vale lembrar que o ecossistema bancário brasileiro é um dos mais avançados do mundo mas, mesmo assim, estamos limitados a métodos de transferências e pagamentos que já são um tanto arcaicos. De acordo com o Banco Central, o PIX será formado por 6 características:
- Disponibilidade: operações podem ser realizadas 24 horas por dia, inclusive finais de semana e feriados
- Velocidade: o valor enviado chega ao recebedor em tempo real (10 segundos)
- Conveniência: a experiência de uso deve é intuitiva para o usuário
- Segurança: transações serão baseadas na Rede do Sistema Financeiro Nacionale têm como base tecnologias de proteção atuais
- Ambiente aberto: o PIX está disponível não só para bancos mas também financeiras, fintechs e afins
- Multiplicidade de casos de uso: permite transferências de qualquer valor entre pessoas e empresas, pagamentos em estabelecimentos físicos e virtuais e recolhimento de impostos
E é claro que, com tanta inovação, outras formas de pagamento estão surgindo, cada uma com vantagens diferentes.
Uma delas é a Ame Digital, do Grupo B2W que tem a vantagem do cashback. É só baixar o aplicativo, criar uma conta e cadastrar o cartão de crédito ou colocar um saldo. Com ele, você é possível fazer pagamentos e transferências com tecnologia, rapidez e segurança por meio de um QR Code e, ainda, juntar cashbacks, o famoso “dinheiro de volta”. Para quem vende, a principal vantagens é ter menos burocracia e cobrança de taxas que as antigas formas de pagamento.
Na mesma linha, o Mercado Livre lançou o Mercado Pago, que oferece ao usuário uma conta 100% grátis com cartão e com possibilidade de empréstimos e rendimentos. No app é possível pagar boletos, comprar com desconto em vários lugares e fazer transferências, além de ter acesso a promoções e benefícios exclusivos. O MagaluPay, desenvolvido pela rede Magazine Luiza, também oferece as mesmas condições.
A tendência é que, com o tempo, as modalidades tradicionais fiquem em segundo plano e até sejam extinguidas, tanto por questão de custos como pela praticidade das novas modalidades.