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Conheça os melhores Marketplaces para vender em 2023 no Brasil

Postado dia
19/01/2023
Os melhores marketplaces para vender em 2023

Os marketplaces vêm sendo procurados cada vez mais por quem quer vender seus produtos na Internet. Entre as principais vantagens desta parceria estão maior visibilidade do negócio, aumento das vendas, legitimidade relação custo X benefício, destaque em SEO e alcance de nicho específico. 

Para estar nos melhores e maiores marketplaces do mercado, é preciso preencher os pré-requisitos de cada um deles e estar atento a qual é o mais indicado para cada tipo de negócio. O ano de 2022 está foi  marcado pela expansão e por grandes mudanças nesses espaços de vendas – o e-commerce apresentou resultados extremamente positivos tanto em relação a tráfego como em vendas. O aumento considerável das vendas pela Internet começou em 2020, devido à pandemia, e segundo a ABComm, em 2021 o setor cresceu 19% – para 2022, a projeção é de 12%. A expectativa de faturamento é de R$ 170 bilhões, acumulando mais de 83 milhões de consumidores. Até o final de 2022, o crescimento deve ultrapassar 20%. Com relação aos compradores online, em 2021, existiam 114 milhões de consumidores e a projeção para este ano é de 123 milhões – a expectativa é que o número de consumidores online suba para 138 milhões em 2025 (um crescimento de mais de 12%). 

Tanto para quem vende como para quem compra pela Internet, para aproveitar o cenário positivo é preciso estar atento às oportunidades geradas pelos melhores marketplaces considerados pelo mercado. Com a experiência da Petina Soluções em gestão de marketplace para indústrias e importadores, listamos abaixo os sites de vendas mais recomendados do mercado: 

Mercado Livre 

Além de ser considerado o marketplace mais famoso do Brasil, o site é bastante procurado por vender todos os tipos de produtos. A plataforma que opera não só no Brasil, mas também na Argentina, México, Colômbia, Uruguai, Venezuela, Equador, Chile, Peru, República Dominicana, Costa Rica, Panamá e Portugal, oferece cadastro ilimitado de produtos e pedidos registrados automaticamente. 

Via (Casas Bahia, Ponto Frio e Extra.com)

O site nacionalmente conhecido e com presença física em 17 estados além do Distrito Federal, oferece vendas pela Internet há mais de dez anos e se tornou referência no mercado. Apesar de não vender todas as categorias de produtos, não é cobrada taxa fixa e a visibilidade promete ser grande. Vale ressaltar, ainda, que ao vender nas Casas Bahia, os produtos são expostos também nos sites do Extra (26 milhões de visitantes mensais e 10 milhões de clientes) e do Ponto Frio automaticamente. 

Submarino, Americanas e Shoptime 

O Submarino é um marketplace brasileiro muito popular que funciona de maneira diferente da maioria. O sistema funciona com uma API inserida nas lojas virtuais, que disponibilizam seus produtos numa listagem do próprio Submarino. A marca contabiliza 174 milhões de pageviews por mês.  Já o Shoptime é a marca mais multicanal do varejo, atuando pela TV, por app, pelo site e por catálogo. O marketplace conta com soluções que integram plataformas de e-commerce ou hubs e sistemas self-service de anúncios e entregas. Acomissão sobre os pedidos é de 16%. E ainda no mesmo grupo temos a Americanas, um dos maiores e-commerces da América Latina, com 10 milhões de clientes e 20 mil empresas. O site foi eleito o número 1 em Atendimento ao Cliente no Prêmio Reclame Aqui, venceu o Prêmio e-Bit como Marca Mais Querida e foi vencedora do Prêmio Top Of Mind em e-commerce, além de ser vencedora de todos os Prêmios iBest na categoria Júri Popular desde sua criação. 

Shopee 

Com mais de 200 milhões de aplicativos baixados, a plataforma número 1 do Sudeste Asiático está no Brasil e oferece diversas vantagens para quem procura vender pela Internet. A Shopee tem uma das maiores taxas de crescimento de vendedores no Brasil, graças ao seu catálogo de produtos variados que ficaram conhecidos por terem baixo custo.  

Amazon 

Conhecida no mundo todo, a Amazon é uma das maiores empresas do mundo atualmente. Referência no ecossistema de e-commerce, a marca chegou ao Brasil em setembro de 2020 e ainda está conquistando o mercado nacional. Além dos brasileiros, ele atende consumidores da Austrália, Alemanha, Canadá, China, Cingapura, Espanha, EUA, França, Holanda, Índia, Itália, Japão, México, Emirados Árabes, Reino Unido e Turquia. No site é possível comprar desde conteúdo a itens de diversos setores, como alimentos e bebidas, beleza, brinquedos, telefonia, eletrônicos, games e roupas, entre muitos outros. 

Magalu 

O Magalu vem sendo um dos protagonistas no novo varejo online nacional. Seu marketplace é o e-commerce mais premiado do País e está cada vez mais integrado com as mais de 900 lojas da rede. As marcas contam com o serviço de mais de 9 mil transportadores para entrega, além de serviços exclusivos como fretes com valores atrativos e malha própria, recebíveis antecipados de compras feitas no crédito pelo marketplace  e a  Magalu Ads, ferramenta para marcas e parceiros colocarem produtos em destaque no Magalu, impulsionando as vendas de acordo com a estratégia de marketing.  

Netshoes 

Maior e-commerce de lifestyle esportivo da América Latina. É, também, uma das 100 marcas de maior prestígio do Brasil. 

As marcas que vendem no marketplace tem seus produtos visualizados por mais de mais de 54 milhões de visitantes únicos por mês. O varejo número 1 em fãs na América Latina tem 9,4 milhões de seguidores no Facebook

Centauro 

A Centauro é a maior rede de lojas esportivas da América Latina e está presente hoje em mais de 22 estados brasileiros com mais de 190 lojas. O seu marketplace tem mais de 15 milhões de visitantes únicos por mês, cerca de 5 milhões de usuários conectados por mês em suas redes sociais com tempo médio de 10 minutos de navegação. 

Rihappy 

O marketplace entrou no ar em 2020 com itens que não são encontrados nas 276 lojas físicas da marca, como eletroeletrônicos, além dos itens tradicionais, principalmente brinquedos.  

Renner 

O Grupo Renner sua primeira loja fundada em 1922, em Porto Alegre (RS). Atualmente, a rede de lojas de roupas e acessórios está espalhada pelo Brasil, Uruguai e Argentina, contando com mais de 600 pontos de vendas.  

Como resultado de seu crescimento, a Renner aderiu ao omnichannel, criando seu próprio e-commerce, que hoje integra diversas lojas do Segmento de Vestuário.   

O grupo é líder de vendas no varejo no Segmento e a Renner é considerada a marca mais forte do Brasil. 

Camicado 

Em 2015, a Camicado começou a operar sua loja na Internet oferecendo mais de 3.500 produtos. Hoje, a marca aposta na integração dos canais de vendas – o omnichannel, tornando possível que o consumidor compre pela Internet e retire o produto em uma das unidades da rede. Na Internet estão à venda todos os produtos do sortimento da Camicado, além de itens de lojas parceiras.  

A Camicado é a maior vendedora do mercado brasileiro de panelas, copos, faqueiros, toalhas e produtos para casa, atendendo mais de 3 milhões de clientes por ano. Por ano, a rede vende mais de 3, 6 milhões de copos, 3, 5 milhões de talheres, 1, 6 milhão de pratos, 600 mil panelas e 500 mil toalhas.  

Madeira Madeira 

O marketplace oferece mais de 1 milhão de produtos – para os próximos anos, a meta é atingir 10 milhões. São feitas mais de 8 mil entregas por dia e mais de 3 milhões de clientes já compraram na página. Estes números fizeram com que a empresa fosse reconhecida como uma das gigantes do e-commerce brasileiro, ocupando a 15ª posição no ranking das 50 maiores do Brasil, com crescimento médio de 60% ao ano. 

Mobly 

A maior loja online de móveis do Brasil – são mais de 180 mil produtos entre móveis, artigos de decoração e acessórios para casa cadastrados no site de vendas disponíveis para pessoas de qualquer lugar do País. O marketplace hoje oferece produtos para todos os ambientes de uma casa com itens de diversos estilos e preços. 

A marca também tem um aplicativo de vendas para Android e IOS. No app, a novidade fica por conta de recursos como a visualização dos produtos em 3D, a busca por textura ou cor por meio de fotos e a possibilidade de navegação por ambientes. 

Bicampeões do Prêmio Época RECLAMEAQUI, a Mobly foi eleita a Loja Online Mais Querida de Casa e Decoração pelo E-bit.  

Leroy Merlin 

O e-commerce da marca começou em 2014 e oferece itens de decoração, materiais de construção e itens de jardinagem. Além de comprar, o cliente pode fazer um tour virtual pelas lojas espalhadas pelos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Ceará, Alagoas, Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul, Alagoas e Distrito Federal.  

Além de poder optar por comprar pelo site e retirar na loja, o usuário do markletplace tem acesso aos serviços especializados da rede, como emolduramento e corte de madeira e vidro, entre outros. No site também é possível encontrar ferramentas para auxiliar na reforma da casa e ter acesso a calculadoras virtuais para calcular a quantidade ideal no caso de compra de tintas, revestimentos e outros produtos. O usuário também pode usar o Monte seu projeto em 3D para criar closets e cozinhas planejadas, além de participar de aulas de bricolagem. 

Kabum! 

Fundado em 2003, o KaBuM! foi um dos pioneiros no comércio eletrônico brasileiro e hoje é o maior e-commerce de tecnologia na América Latina. Com mais de 20 mil produtos em seu catálogo, o KaBuM! traz em primeira mão os melhores lançamentos do mercado mundial. São mais de 8 milhões de pessoas atendidas e entregas realizadas em mais de 5.000 cidades brasileiras. O e-commerce é um dos sites mais acessados do Brasil e lidera o ranking das lojas virtuais mais recomendadas pelos consumidores brasileiros no segmento de tecnologia com os principais índices de avaliação e selos de qualidade da Internet

A plataforma de marketplace do KaBuM! permite que terceiros anunciem e vendam seus produtos usados ou novos – os produtos disponibilizados no marketplace não são fornecidos pela empresa, que apenas disponibiliza o espaço e a plataforma para veiculação dos itens. 

Dafit 

A Dafiti é um espaço para quem busca itens de moda e lifestyle. O espaço promete uma experiência de compra conveniente, prazerosa e personalizada, com grande variedade de marcas e produtos. A empresa surgiu em 2009 e em 2012 já foi eleita o e-commerce mais influente do Facebook. O marketplace surgiu em 2015. 

C&A 

O marketplace conta com cerca de 50 sellers como Vivara, Livraria Cultura, Mizuno, Etna, Havaianas, Webfones, Cia Marítima, Água Doce, Valisere, Olympikus, Multilaser e MinD, entre outras marcas de diversas categorias, inclusive de segmentos inéditos no e-commerce da varejista.  

Na plataforma, os clientes encontram objetos para casa e decoração, brinquedos, cosméticos e maquiagens, eletroeletrônicos, games, joias, pet, brinquedos, acessórios, papelaria e moda e estilo. A Galeria C&A é a primeira plataforma de marketplace do varejo de moda brasileiro. O marketplace da C&A é um canal que visa complementar o mix de produtos do site e oferecer um portfólio completo a partir da mediação de parceiros que recebem atenção individualizada e um trabalho de curadoria especializado tendo sempre como principal foco a cliente. 

Fast Shop 

A história da Fast Shop na Internet começou no ano 2000, quando a rede inaugurou seu site de vendas. Hoje, o endereço recebe mais de 5 milhões de visitantes por mês e oferece a possibilidade do Brasil inteiro comprar pela web

No site, os produtos são divididos por segmentos e além deles é possível encontrar alguns serviços como Suporte Informática, Instalação de produtos das Linhas Branca e Marrom e Lista de Casamento. 

Droga Raia 

Conhecido como farmácia online 24 horas, o marketplace da maior rede de farmácias do Brasil atende cerca de 40 milhões de clientes e vende, além de medicamentos, acessórios infantis, produtos para cabelos, itens perfumaria, cosméticos, acessórios para a prática de exercícios físicos, itens de higiene, medicamentos isentos de prescrição médica, itens de nutrição e bem-estar, itens de primeiros socorros e acessórios ortopédicos, entre outros. 

Cobasi 

A Cobasi oferece produtos destinados à atividade agropecuária e foi pioneira a oferecer itens para pequenos animais. Conhecida como o primeiro shopping para animais, a rede tem mais de 100 lojas. Em 2017, a Cobasi decidiu investir em operações no ambiente digital e criou seu e-commerce e em 2018 se transformou em marketplace. O espaço funciona como um shopping virtual onde outras empresas utilizam o portal como vitrine para suas ofertas. O sistema já adicionou 12 mil itens ao e-commerce da Cobasi e hoje são 10 revendedores e mais de 20 mil produtos sendo ofertados ao todo.   

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