Início / Guia completo para vendedores: entenda e melhore suas avaliações no Mercado Livre
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O Mercado Livre é o maior marketplace da América Latina e a confiança do consumidor com a plataforma certamente influenciou muito nesse crescimento, o sistema de avaliações desempenha um papel fundamental na experiência de compra e venda e na transmissão dessa confiança para o consumidor. Mas você sabe como esse sistema funciona? Quais são os critérios de avaliação e como eles impactam a reputação de um vendedor? Neste post, vamos desvendar todos os detalhes do sistema de avaliações do Mercado Livre e te ajudar a entender como ele pode influenciar suas vendas.
Saiba como funciona o sistema de avaliação do Mercado Livre em 2025
Também chamada de Reputação, o sistema de avaliação do Mercado Livre classifica os vendedores com um sistema de 5 cores que progridem em uma escala termômetro, de Vermelho (pior avaliação) para o Verde (melhor avaliação) e a sua cor está atrelada a alguns fatores e estar atento a eles pode ser o diferencial para influenciar e impulsionar as suas vendas, já que os estudos indicam que a avaliação é um fator determinante na hora de compra para a grande maioria dos consumidores, segundo pesquisa realizada pelo Guia Dos Melhores, uma plataforma que busca postar avaliações de produtos de diversas categorias, 77% dos brasileiros consideram que sim, a avaliação da loja é uma ferramenta importante para decidir se deve realizar a compra ou procurar outras opções. E como funciona essa classificação de cores do Mercado Livre? Bem, a plataforma considera algumas variáveis, como por exemplo
- Quantos pedidos você cancelou.
- Quantos pedidos foram enviados com atraso.
- Quantas reclamações foram realizadas pelos compradores.
Além disso, para desbloquear sua reputação você deve concluir primeiro dez vendas na plataforma e então eles irão considerar os seguintes fatores:
- Enquanto sua loja não alcançar 60 vendas, a reputação tomará de base a avaliação de compra dos últimos 365 dias.
- Após sua loja alcançar as 60 vendas, a reputação se baseará nas avaliações de compras dos últimos 60 dias.
A atualização desses dados é diária.
Esses são os motivos que farão sua reputação decolar e permanecer no verde e é de extrema importância que o lojista ofereça um serviço de qualidade e uma experiência positiva de compra para seu consumidor. Além da sua cor, o Mercado Livre também via te classificar com uma medalha, chamada de Mercado Líder.
Conheça o sistema de medalhas:
Assim que você estiver com seu termômetro (Após as 10 primeiras vendas) você já começa o processo para se qualificar a receber uma medalha de Mercado Líder, sendo divididas em 3 níveis.
1º Medalha Mercado Líder: Para o primeiro nível, o vendedor precisa alcançar os seguintes requisitos: Ter realizado no mínimo 230 pedidos com sucesso com uma reputação na cor Verde (Cor mais alta na escala termômetro), com o mínimo de reclamações e cancelamentos (Menos de 2% do total de vendas). Seus pedidos não podem sofrer atrasos nos últimos 120 e o faturamento total para essa medalha é de R$ 37.000 para cima.
2º Medalha Mercado Líder Gold: No segundo nível o vendedor precisa melhorar seus números, mantendo as baixas taxas de atrasos, reclamações e cancelamentos, o termômetro ainda precisa continuar no verde e o valor mínimo faturado agora é de R$ 118.400,00 e a quantidade mínima de vendas realizadas com sucesso é de 575 vendas.
3º Medalha Mercado Líder Platinum: Para receber a maior medalha e ganhar o maior destaque disponível na plataforma atualmente, além de cumprir os requisitos do passo anterior, o vendedor precisa alcançar 1.725 vendas ou mais e faturar no mínimo R$ 296.000,00.
Dicas para melhorar sua Reputação dentro do Mercado Livre
Para manter-se alinhado com as diretrizes do Mercado Livre é importante estar atento a algumas coisas no seu perfil
- Anúncio com fotos de qualidade e descrição completa
Um anúncio com boas fotos, mostrando com clareza os detalhes do produto, junto de uma descrição completa do produto reduzem significativamente as chances do comprador se sentir decepcionado ou até enganado com a compra e assim realizar uma avaliação negativa.
- Esteja atento aos prazos de entrega
Um dos fatores que mais causam desconforto e desconfiança no comprador é o atraso na entrega, isso causa estresse, medo de não receber e diminui as possibilidades de retornar para compras futuras, então manter uma rotina de trabalho que ter permita realizar as entregas sempre em dia vai contribuir para uma reputação positiva na plataforma.
- Responda as perguntas com clareza e velocidade
Quando o consumidor entra em contato com uma dúvida é de extrema importância que a reposta não demore, mas principalmente que seja clara e mostre respeito com o cliente, afinal, aquele está sendo o primeiro contato dele antes de decidir realizar a compra. Tirar as dúvidas diminui as chances do comprador se decepcionar com o produto e um atendimento respeitoso cria uma impressão inicial positiva.
- Defina políticas de devolução claras
Óbvio que as devoluções não são o desejo de ninguém, mas são situações que acontecem e fogem do nosso controle, ter uma política de devolução clara cria no consumidor um sentimento de segurança e confiança, pois já saberá como agir e quais canais de contato direto ele terá.
- Mantenha-se sempre informado sobre sua reputação
Estar atento ao que seus clientes estão falando sobre você é fundamental para uma loja de sucesso, é o caminho para você identificar possíveis falhas no seu processo de venda na plataforma e corrigir com agilidade e precisão, além de servir quase como uma publicidade para outros consumidores, avaliações positivas sempre terão impacto positivo em quem entrar nos seus anúncios.
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