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E-COMMERCE DEVE CRESCER 42% NO BRASIL ATÉ 2025; VEJA DICAS DO GOOGLE PARA ALAVANCAR SUAS VENDAS 

Postado dia
15/07/2022

De acordo com dados do Google, o varejo voltou a concentrar suas forças nas lojas físicas, logo após de priorizarem as vendas digitais durante o período mais severo da pandemia. Em comparação com janeiro de 2021, houve um aumento de vendas totais do varejo de 5,7% no início desse ano, porém, uma queda de 26,6% se considerado apenas o e-commerce.  

No entanto, isso não significa que as grandes marcas podem deixar o digital em segundo plano. Segundo pesquisa feita pelo Google e a Euromonitor, foi analisado o comportamento dos consumidores com relação ao varejo e, mais da metade dos brasileiros preocupam-se apenas com ter o produto que deseja – independentemente de ter sido comprado offline ou online. Até 2025, é previsto que o e-commerce cresça 42% no país, e o varejo seja responsável de 39% desse crescimento de vendas.   

Confira as dicas do Google para alavancar seu negócio: 

1 – Entenda o que é sucesso para o seu negócio e crie metas 

Segundo o Google, você deve se perguntar “qual é o seu objetivo com a digitalização?”, e ter respostas muito claras se você deseja que o processo seja sustentável e duradouro. É necessário entender o que sua empresa espera alcançar, metas bem definidas e criar um plano de como cumpri-las para que, assim, todas as expectativas estejam bem alinhadas com a estratégia adotada. 

Estratégias de sazonalidade, a princípio, são ótimas porta de entrada para investimento digital, porém, resultados robustos e mais efetivos demandam um processo contínuo e precisa ser levado adiante por toda a organização.  

2 – Meça seus resultados 

Medir resultados é essencial para elaborar estratégias de marketing bem-sucedidas, e o digital é muito mais eficiente nesse ponto, segundo a empresa. Você sabe dizer qual promoção do flyer ou comercial de TV fez com que o consumidor decidisse fazer a compra? Ou você sabe dizer quantas pessoas viram um outdoor da sua empresa e por isso foram até a loja?  

Uma mensuração bem-feita, seguindo o Google, impacta não apenas sua estratégia de marketing, como também a de logística. É possível fazer mais parcerias mais efetivas com os fornecedores, por exemplo, se você tiver todos esses dados em mãos. 

Além das vendas, é possível medir as interações online, ter uma dimensão de como a estratégia digital teve impacto no offline, tal como: visitas às lojas que ocorreram após alguma busca na internet, ou quantas vezes alguém clicou em “como chegar” depois de ver um anúncio, por exemplo. Para tudo isso, a empresa sugere configurar o Google Meu Negócio, da sua empresa, de forma adequada; integrá-lo ao Google Ads, implementar tags de mensuração e respeitar o tempo necessário para que o machine learning traga resultados.  

3 – Esteja preparado para expansão e crescimento 

A digitalização traz novas demandas para todos os setores da sua empresa. Ela vai fazer com que o seu negócio prospere e necessite de mais insumos, treinamentos, estrutura e pessoas, afirma o Google. 

Não basta apenas a equipe de marketing estar engajada no processo de digitalização, é importante que todas as áreas estejam alinhadas. É preciso estar acompanhada pela logística, pelo comercial ou pelos recursos humanos, ou você pode criar um problema a longo prazo, e não uma solução para o seu negócio.  

De acordo a empresa, para isso, o ideal é ter uma base de dados muito bem integrada e reconhecer que o seu cliente é um só, independentemente de como ele faça as compras — online ou offline. Um dos riscos da falta de integração é criar experiências de consumidor insatisfatórias. E não adianta a experiência começar bem, ela precisa ser positiva durante a jornada completa do consumidor e continuar atrativa ao longo de todo o relacionamento com uma marca. 

Por fim, o Google afirma que o pioneirismo é uma característica importante de empresas e negócios que constroem trajetórias de sucesso. Para desenvolver a maturidade digital, o comprometimento do C-Level é fundamental. Para crescer e expandir, é preciso investir, mas sobretudo acreditar no digital. 

Fonte: E-commerce Brasil