Início / BOAS PRÁTICAS PARA CADASTROS VENDÁVEIS PARA MARKETPLACE E E-COMMERCE
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Costumados dizer que a melhor propaganda do produto é o seu cadastro.
Para todo o E-commerce e Marketplace, prezamos por um cadastro coeso e que traga todas as informações do produto de maneira clara e objetiva. É extremamente importante para gestão da empresa ter um cadastro bem feito, isso influencia em diversas outras funções, tais como controle de estoque, emissão de nota fiscal e todo o processo logístico interno.
Os dados principais para um bom cadastro:
Título:
Parece algo simples não é mesmo? Mas o título é o principal ponto de partida para busca online, não basta apenas colocar o nome do produto e sim respeitar várias regras que muitas vezes difere de cada canal de venda e cada produto, além de ser necessário uma pesquisa de como seus concorrentes costumam apresentar o produto, como o item é pesquisado no navegador. Quanto mais eficiente e padronizado o título, mais fácil a localização dele para venda.
Um bom título deve conter em seu nome as características mais relevantes, como marca, modelo e especificações técnicas.
Imagem
Para todos os cadastros se estabeleceu um padrão de imagem bem objetivo, a qualidade da imagem precisa estar em alta para que o produto possa ser bem visualizado pelo cliente, o tamanho da foto na maioria das vezes segue o padrão de (1000×1000), o que é aceito na maioria dos Marketplaces , o fundo é branco e com imagens que podem mostrar diversos ângulos do produto e características deles, podendo utilizar também uma foto “real” para ajudar o consumidor a imaginar e ambientar o produto.
Descrição:
Quanto mais completa e objetiva a sua descrição, melhor. Isso impacta diretamente na experiência de venda do consumidor, na dúvida o cliente pode não efetuar a compra ou até mesmo arriscar e acabar devolvendo o produto por não corresponder a suas expectativas. Preze por uma descrição que contenha principalmente as informações de dimensões do produto, peso, composição, material, alimentação como por exemplo voltagem e combustível utilizado e quaisquer outras informações cabíveis a ele.
Categoria:
Item muito importante utilizado na busca, o produto devidamente categorizado dentro do E-commerce e/ou Marketplace permite que, na hora da pesquisa, o consumidor consiga visualizar o seu produto com os demais de maneira rápida e consiga analisar para efetuar a compra.
Outras informações importantes:
EAN – código de barras
A sigla significa European Article Number, em português: Número de Artigo Europeu.
É a identificação universal do produto, esse dado auxilia no controle interno de vendas, no armazenamento de informações do produto e gerenciamento para venda.
Garantia do produto
Variação (Cor, Tamanho, Voltagem)
Origem (Nacional, Importado)
NCM (Nomenclatura Comum ao Mercosul)
Utilizado para fiscalizações, estatísticas governamentais e para tributar de forma correta evitando prejuízos causados por pagamentos errados e retrabalhos durante a emissão e a verificação das notas fiscais emitidas.
Lembre-se que o cadastro do produto é a base para uma boa venda, seja para quem esteja ofertando ou para o consumidor que deseja adquirir aquele produto, quanto melhor a experiência de ambos, mais vendas serão concretizadas.
Joyce Santostasi
Especialista em cadastros de produtos