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O atendimento e o e-commerce.
No geral todo cliente gosta de ter a razão e ser bem atendido, porém no e-commerce a diferença está na aproximação com o cliente. Isso tem sido constatado cada vez mais observando alguns tipos de canais de vendas, como lojas onlines, marketplaces, ou mídias socias.
Isso ocorre porque as vendas em e-commerce atualmente garantem a praticidade do cliente poder consultar o vendedor a qualquer momento, a partir de qualquer dispositivo online. Esse tipo de aproximação indica algumas demandas no qual um atendimento mais informatizado deve estabelecer para garantir uma ótima performance com seus clientes desde o pré-venda até a fidelização dos clientes.
Início
A importância de um bom atendimento pré-venda é a garantia de uma venda bem-sucedida, por isso é necessário que os clientes tenham as suas dúvidas completamente respondidas antes de efetuar uma compra. Estar bem informado sobre o que a sua empresa está ofertando é um ótimo artificio para prospecção de novos clientes.
Agilidade
A agilidade é uma das maiores características do e-commerce, por isso é importante ser ágil, acompanhar as solicitações dos clientes com frequência, separar e priorizar cada solicitação conforme a sua importância, e solucionar as ocorrências com brevidade.
Informação
É necessário ter todas as informações sobre a compra do produto/serviço no qual o cliente está informando no atendimento, principalmente nos marketplaces. É importante mostrar total conhecimento sobre as questões apresentadas pelos clientes e usar essas informações a favor da solução necessária sobre aquilo que o cliente está apresentando.
Humanização
Entender o cliente e conversar com ele por meio de todos os canais disponíveis, personalizar o atendimento de acordo com a necessidade e a situação que está sendo apresentada, tendo empatia e paciência, conseguindo assim analisar o que está sendo informado com maior clareza e responsabilidade, fazendo o cliente entender que está sendo compreendido.
Conclusão
Ter certeza de que todas as dúvidas e solicitações dos clientes foram sanadas e resolvidas, é importante finalizar o atendimento com a satisfação do cliente sobre o que foi solicitado. Todo bom atendimento fideliza o seu cliente, trazendo mais vendas para a sua empresa, o que é essencial para o mercado online.
Seguindo todas essas dicas, o atendimento prestado garante a excelência do seu negócio, e o crescimento de suas vendas, levando a sua empresa a chegar cada vez mais próxima do seu objetivo como vendedor.
Luciano Rocha
Especialista em Atendimento ao Cliente