warehouse-3688280_1920

A IMPORTÂNCIA DA ETIQUETA DE ENVIO NOS MARKETPLACES

Conteúdo

Conteúdo

A importância do uso da etiqueta de envios geradas nos Marketplaces

Para aumentarem cada vez mais a boa experiência dos usuários nas plataformas de vendas, os marketplaces apostam pesado na criação de meios para que o ciclo de despacho e entrega do pedido seja o melhor possível aos consumidores. Com isso, as grandes corporações que atuam no varejo eletrônico investem cada vez mais em serviços de entregas, onde a partir do despache da mercadoria com a etiqueta gerada no marketplace, a responsabilidade até a entrega do produto passa a ser integralmente da plataforma.

Quem são os canais que atuam com serviços de entregas?

  • Amazon (Amazon Prime)
  • Grupo B2W (B2W Entregas)
  • Mercado Livre (Mercado de Envios e Mercado Coletas)
  • Magazine Luiza (Magalu Entregas)
  • Netshoes (Netshoes Entregas)

Os benefícios de usar os serviços de entregas

Além dos marketplaces assumirem todo o pepino de extravio, avaria da carga ou até mesmo entrarem em contato com o cliente em caso de alinhamento de uma nova tentativa de entrega, os anúncios dos produtos que levam o selo de “entrega pelo marketplace” são impulsionados para cima e têm prioridades no posicionamento dentro das plataformas de vendas e, por sua vez, ficam na frente dos produtos da concorrência que não oferecem o serviço.

E se a etiqueta gerada no marketplace não for utilizada?

Atualmente um grande problema entre os seller’s que atuam em marketplaces é ter disponível o serviço de entregas nas plataformas, mas não utilizarem as etiquetas do canal, seja por esquecimento ou mau alinhamento no processo interno, e acabam despachando o pedido por conta própria.

Quando isso acontece é só ladeira abaixo… após a plataforma detectar que a etiqueta do serviço de entregas não foi utilizada, o algoritmo jogará os anúncios da loja para baixo e, na maioria dos casos, aumentará substancialmente os chamados abertos pelos clientes, o que prejudicará e muito a reputação da loja, iniciando-se um ciclo vicioso.
Além do longo período que os pedidos ficarão como “atrasados”, pois desde a solicitação ao marketplace para retirar a trava do pedido e do ajuste manual para a situação de “enviado” e depois “entregue”, o processo todo pode levar até 10 dias.

Requisitos para utilizar os serviços de entrega

Os serviços de entregas atualmente trabalham somente com produtos que tenham até as dimensões e peso exigidos pelos Correios.

Confira

À exceção do Mercado Livre que disponibiliza o Mercado Coletas que atua com transportadoras parceiras que levam produtos que ultrapassem as dimensões dos Correios.

Boas Vendas!

Cauan Candreva
Especialista em Integrações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *