Início / E-COMMERCE FATURA R$ 38,4 BILHÕES E NÚMERO DE PEDIDOS CRESCE 4,3% NO 2º TRI DE 2022
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No segundo tri de 2022, o e-commerce brasileiro apresentou um crescimento de 4,3% no número de pedidos. Comparado com o mesmo período do ano passado, revela um total de 89,6 milhões de vendas online. Inclusive, entre abril e junho, o faturamento do comércio eletrônico foi de R$ 38,4 bilhões – sendo assim, uma queda de 3,2% em relação ao segundo trimestre de 2021, revela estudo da Neotrust.
Queda no número de clientes e no ticket médio
Houve uma queda no número de clientes únicos no 2º trimestre de 2022, como mostra outro dado apontado pela pesquisadora, sendo a primeira redução desde o início da pandemia. Segundo a pesquisa, de abril a junho de 2022, 37 milhões de clientes únicos estiveram presentes no varejo digital. Quer dizer, uma redução de 1,4 milhão se comparado a 2021, onde foi obtivo 38,4 milhões de consumidores online.
“Analisando o segundo trimestre do comércio eletrônico, percebemos uma redução no faturamento e no ticket médio, apesar do aumento do número de pedidos. O que pode explicar esse declínio em receita é a diminuição do poder de compra dos consumidores devido ao cenário econômico desfavorável. O ticket médio das compras realizadas entre abril e junho de 2022 foi menor que o do mesmo período em 2021”, explica Paulina Dias, Head de Inteligência da Neotrust.
Foram levantados também os números por região, apontando que o Norte é o principal destaque brasileiro nesse 2º trimestre de 2022. No período, promoveu o crescimento do faturamento em 7,4%, com um total de R$ 1,16 bilhão arrecadado. Houve um crescimento também em números de pedidos, que foi de 14,7%, totalizando 2,15 milhões de compras virtuais. Em contrapartida, o Sudeste (região com o maior faturamento e vendas online do país) apresentou queda de 5,1% em receita e uma tímida alta em pedidos, contabilizada em 1,7%.
Categorias e formas de pagamento
Telefonia, eletrônicos e eletrodomésticos, no segundo trimestre de 2022, ficam entre os três segmentos de maior faturamento no e-commerce. Por outro lado, moda e acessórios, beleza e perfumaria, e saúde concentram o maior número de pedidos, respectivamente.
O cartão de crédito segue sendo a principal escolha do consumidor em compras online, quanto à formas de pagamento. Só no segundo trimestre de 2022, 70% dos pedidos foram pagos com cartão de crédito, sendo 72,6% do faturamento.
O destaque continua sendo o Pix, no varejo digital, que representou 11,2%dos pedidos feitos de abril a junho, totalizando 4% do faturamento. Em 2021, no primeiro trimestre, as compras online com Pix representavam somente 3% dos pedidos feitos e 1,6% do faturamento. Demonstrando a rápida expansão.
“O Pix e outras formas de pagamento, como as carteiras digitais, seguem crescendo no e-commerce devido a rápida aderência e aceitação do consumidor em relação aos métodos tradicionais, como o boleto bancário, por exemplo. Neste segundo trimestre, o boleto perdeu bastante espaço no comércio eletrônico e apresentou queda de 10 pontos percentuais em faturamento e 9,6 pontos percentuais em pedidos feitos”, observa a Head de Inteligência da Neotrust.
Fonte: Ecommerce Brasil