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Mercado da moda investe em e-commerce e automação com foco em crescimento de vendas

Postado dia
29/04/2024

O segmento de moda e acessórios no Brasil é um dos que mais crescem e inovam todos os anos – atualmente, são mais de 24,3 mil unidades produtivas formais em todo o País, segundo dados da ABIT – Associação Brasileira da indústria Têxtil e de Confecção. E quando o assunto são as vendas pela Internet, o movimento é ainda maior e mais promissor. Novas lojas e formatos de comunicação nas redes sociais surgem todos os dias trazendo experiências cada vez mais inovadoras para os consumidores.

Uma pesquisa recente divulgada pela Serasa Experian mostra que quase meio milhão de brasileiros costumam comprar itens de moda com frequência pela Internet. A maioria dos compradores é formada por mulheres de 25 a 29 anos de idade. 

O fato é que a chamada “moda online”tem transformado a maneira como os consumidores interagem com marcas e produtos e para se destacar neste universo é preciso adotar boas práticas como escolher a plataforma certa, garantir integração com aplicativos e softwares relevantes e oferecer suporte adequado ao cliente. Funcionalidades como provadores virtuais e zoom em produtos também podem enriquecer a experiência do cliente.

De olho neste crescimento, a Petina Soluções oferece gestão de marketplace para indústrias e importadores estruturando seus negócios desde a implantação do ERP até o atendimento do pós-vendas, o trabalho iniciado no ano passado teve como maior desafio a presença de lojas pequenas na Internet. A ação faz parte da estratégia do marketplace de se aproximar dos polos de moda espalhados pelo Brasil. A expansão por meio do segmento da moda é uma tentativa de trazer maior recorrência de compra ao site, aumentando a penetração do e-commerce no comércio brasileiro. Hoje, cerca de 32 milhões de usuários acessam a seção de moda na plataforma mensalmente.

Para a primeira ação, voltada aos comerciantes do bairro do Brás, região central de São Paulo (SP), a empresa se instalou na região com um escritório e um importante ponto logístico para captação de pequenos e médios comerciantes que queiram estar presentes na Internet. A ideia inicial é atrair uma média de 400 empresas para a plataforma. Em breve, o projeto deve atingir as regiões de Franca, no interior do estado, e Nova Friburgo, no Rio de Janeiro. Como incentivo aos comerciantes do setor, a plataforma oferece um acompanhamento com consultoria, além de ponto fixo em shoppings, estúdio fotográfico, hub logístico, publicidade na plataforma e acesso à crédito por meio do Mercado Pago.